sábado, 21 de maio de 2011

Plano de aula para EJA

                                LISTA DE COMPRAS

           Ano: 3º ano do ensino fundamental

           Objetivos:

Identificar o texto lista de compras;
Criar uma lista de compras;
Discutir as utilidades da lista de compras.

           Conteúdo:

Gênero textual- Listas de compras e rótulos.

           Ações metodológicas:

- Perguntar aos alunos se eles fazem anotações do que irão comprar no supermercado.
- Questionar por qual motivo precisou elaborar uma lista de compras.

Após as respostas dos alunos, explicarei por qual motivo precisamos realizar uma lista de compras (para reduzir os desperdícios e evitar o consumo desnecessário, economizar...).

- Irei pedir que eles citem nomes de produtos de uma lista de supermercado.

Irei escrever na lousa todos os produtos citados por eles, para formarmos juntos uma lista de compras. Após ter concluído a lista, irei realizar as perguntas abaixo:

- Agora, vamos analisar nossa lista de compras?
- Esquecemos de algum produto?
- Todos os itens estão na ordem que facilitaria nosso trabalho na hora de procurar os produtos?
- Vocês acham que poderíamos organizar esses produtos na lista de modo diferente?Como?
- Poderemos criar categorias em nossa lista para facilitar encontrar os produtos? Quais?

Explicarei que a lista deve ser realizada de forma que facilite o acesso aos produtos, evitando idas e vindas ao mesmo setor de compras por várias vezes. Como também, devemos organizá-la por categorias como: açougue, materiais de limpeza e higiene, congelados...

- Realizarei na sala de aula uma discussão sobre o consumo na atualidade. Questionar o que vem a ser produtos indispensáveis e produtos supérfluos e por fim algumas dicas relacionadas aos direitos do consumidor explorando os seguintes itens:
- Prazo de validade;
- Informações das Embalagens e Rótulos.

Após, pedirei que copiem a lista de compras em seus cadernos.


Recursos:

Lousa, piloto, lápis e caderno.

Avaliação:

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da aula através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário