sábado, 21 de maio de 2011

plano de aula adaptado para aluno que possui paralisia cerebral e com apenas os movimentos das mãos comprometidos

CAIXA SURPRESA

Criarei 3 caixas de tamanhos diferentes, sendo que uma encaixará dentro da outra, com texturas diferentes, sendo que a menor terá um dadinho em alto relevo dentro, confeccionado com papel, cola e contas. Encaixarei uma dentro da outra.

Dando inicio a aula:
-Entregarei um pacote de caixas para cada aluno;
(Para o aluno com paralisia cerebral, irei auxiliá-lo já que não poderá segurar as mesmas);
-Pedirei para os demais que manuseiem bem a caixa, balançam e escutem;
(Para o aluno com paralisia cerebral, quem irá manusear serei eu , na sua frente ou lado, para que ele escute);
Chegou à hora das perguntas:
- É grande ou pequeno?
(Acredito que ele conseguirá falar e eu compreender, já que a dificuldade está nas mãos);
- Que textura possui? Áspero ou Liso?
(Neste momento passarei a caixa em seu braço, seu rosto para ele sentir);
- É pesado ou leve?
(Esta eu fiquei com dúvidas, mas colocaria a caixa sobre seu colo, e veria se ele soubesse responder);
- Faz barulho ou não?
(Como não possui problema de audição e eu sacudindo perto dele, não haverá problemas);
- O que é o que é?
Após isto, eles poderão abrir e para a surpresa encontrão a próxima caixa.
Retornarei as perguntas novamente e assim até chegar à última caixa onde encontrão a surpresa.
(Abrirei a caixa para ele sentada ao seu lado, e continuarei a aula, seguindo este procedimento)
Após encontrarem o dado em alto relevo, solicitarei aos alunos que contam a quantidade de contas em cada lado do dado. Realizei este dado em alto relevo, para alunos com deficiência visual poderem contar igualmente como os outros colegas na sala.
Acredito que será uma atividade muito proveitosa e harmoniosa para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário