quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Planeta Terra


Texto destinado à alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental.


 

A Terra é um planeta que se encontra no sistema solar, está bem próximo ao Sol, cerca de 150 milhões de quilômetros. Aparentemente é ondulado porém possui os pólos achatados por causa do movimento que realiza em torno de si mesmo. Ainda é ondulado, irregular e matematicamente complexo. Possui aproximadamente 3/4 de sua superfície formada por água e quimicamente é dividido em crosta, manto e núcleo.
O planeta Terra é um dos nove planetas que giram à volta do Universo. É  o planeta em que vivemos, também conhecido com " planeta azul". Possui este apelido porque possui uma grande área de mar à volta do globo.
A Terra tem a forma esférica, ligeiramente achatada nos pólos, como a laranja. Foi Fernão de Magalhães que descobriu que o nosso planeta é esférico.
O planeta Terra é composto por gases, atmosfera, ar, água e terra. Nosso Planeta é muito frágil, os cientistas dizem que daqui a alguns milhões de anos os oceanos devem evaporar por completo, devido a seca. Portanto o nosso planeta Terra, também depende muito de nós, do que queremos e do que fazemos. Se quisermos um planeta azul em vez de cinzento, temos que:
- não deixar lixo no chão;
- fazer reciclagem;
- evitar fumar, porque muitos jogam tocos de cigarro acesos no chão, porque pode dar origem a incêndios;
- tentar  evitar andar com carros barulhentos e em mau estados;
- evitar desmatamentos...
Se não fizermos esta s prevenções, então vamos prejudicar a nossa vida e o planeta Terra.
Acredita-se  que o Planeta Terra é o único a ter vida humana. O campo magnético formado no núcleo do planeta juntamente com a atmosfera é que contribui para a vida no planeta, pois juntos protegem o mesmo contra radioatividade vinda do Sol e das estrelas, além dos meteoros que são destruídos antes que chegem à superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário